Revista ADEGA
Busca

03.jul - Tecnologia

Tecnologia promete revolucionar produção de vinho


Novo aparelho identifica o momento em que o vinho é produzido
Especialistas em vinho se utilizam do gosto e do odor para identificar os tipos de vintages durante as estações. Para ajudá-los, pesquisadores franceses deram um passo a frente e desenvolveram um aparelho que pode identificar um vinho no momento em que fica pronto e, até mesmo, em qual barril ele foi fermentado.

A nova técnica explora a complexa e única mistura de componentes que existe dentro de cada garrafa. Usando uma espécie de nariz eletrônico, eles analisaram os compostos presentes em amostras de vapor de vinho para a produção de detalhadas assinaturas químicas, que podem ser colocadas em um banco de dados para identificar a fonte do vinho.

Isso significa que o "Nariz" pode dizer exatamente de que variedade de uva o vinho é feito, de que região é a vinha onde foi produzido e a origem da madeira do barril.

O pesquisador Regis Gougeon, da Universidade de Borgonha, na França acredita que o desenvolvimento do equipamento pode revolucionar o mercado dos vinhos. "Vários processos podem subitamente mudar as características do vinho. Essa nova tecnologia vai tornar o domínio sobre a produção muito maior", argumentou.    

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+Vinho espanhol será servido no Vaticano

+ Turismo do vinho ganha mais adeptos na Espanha

+ Vinho brasileiro entra na cena mundial

+ Instituto dedicado a estudar vinhos é Inaugurado em Bordeaux

+ Universidades espanholas recrutam voluntários interessados em beber vinho

Redação
Publicado em 03/07/2009, às 10h23 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias