Vinho - 15.Mar - Harmonização

Tejo lança concurso para aliar o vinho e a gastronomia local

por Redação

A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo vai promover até o final do mês de março o I Concurso de Vinhos e Iguarias do Tejo, que pretende aliar o vinho e a gastronomia da região (antiga Ribatejo).

A competição terá a presença de 30 restaurantes e será dividida em duas categorias: "gourmet" e "tradicional". Os restaurantes terão que criar menus com entrada, prato principal e sobremesa, todos acompanhados por vinhos da região inseridos na carta ou no menu da prova.

O júri será constituído por um enólogo, um chefe de cozinha, dois jornalistas especializados e um representante do jornal Correio do Ribatejo. Eles serão os responsáveis por avaliar a qualidade dos produtos, a apresentação das iguarias e o equilíbrio total dos menus.

José Gaspar, presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR-Tejo) afirmou que esta iniciativa tem por objetivo "demonstrar que a combinação da cultura gastronômica regional com a renovada personalidade dos Vinhos do Tejo resultará, certamente, numa experiência que acrescenta valor a toda a região".

A região do Tejo é reconhecida, dentre outras coisas, "pelas sopas de peixe e de pedra, pelos peixes do rio e pela carne de touro bravo e de borrego", segundo o Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ São Paulo F.C. entra na onda e também lança seu próprio vinho
+ China se torna o maior mercado de vinhos de Bordeaux fora da UE
+ Incor fará estudo sobre os efeitos do vinho no coração
+ Vinhos de Ribeiro foram os primeiros a chegar à América
+ Embargo russo aos vinhos da Geórgia completa 4 anos neste mês

palavras chave

Notícias relacionadas