Vinho - 23.Ago - Desastre

Tempestade destrói quase toda safra 2010 de região no Arizona

por Redação

Corredor de vinhas completamente destruído pela tempestade
No dia 15 deste mês, os vinicultores de Sonoita AVA (American Viticultural Area), região ao sudoeste do Arizona, nos Estados Unidos, sofreram uma perda quase total de sua produção.

Às 7h30 da manhã, uma tempestade de granizo com ventos de mais de 96 quilômetros por hora transformou uvas e folhas em rios de lama. Veículos e construções foram destruídos e a região ficou de seis a sete horas sem energia elétrica.

A produção vitivinícola local já havia sofrido um congelamento prematuro no dia 30 de abril, por causa das geadas de primavera. Agora, os vinicultores estão lutando para salvar pelo menos uma fração de sua safra 2010.

"Não há mais nada utilizável. A geada de primavera já havia nos deixado com menos de metade da colheita", disse Kent Callaghan, que, em seus dez hectares de vinhas, produz cerca de duas mil garrafas de vinho anuais. Este ano, ele irá tentar comprar uvas do Arizona em outras regiões para tentar produzir metade desse valor.

Produtores estão tentando salvar as uvas menos danificadas
Na vinícola Canelo Hills Vineyard, os proprietários Joan e Tim Mueller ainda tem esperança de salvar alguns frutos menos danificados. Nesta quarta-feira, eles selecionaram o que restava de sua produção de Syrah, Tempranillo, Grenache e o que deveria ser a sua primeira safra de Cabernet Sauvignon. Das seis toneladas esperadas para a safra 2010, restaram apenas duas.

Chefe-executivo da Kief-Joshua Vineyard, Kief Manning disse ter perdido pelo menos 90% de sua produção: tudo, exceto uma pequena área de 1,5 acre. Da mesma maneira que os Mueller, Manning também está tentando salvar o que for possível de sua safra 2010.

Apesar de já ter perdido cerca de 40% de sua colheita com a geada de primavera em abril, Manning olha o lado positivo da situação: "eu acho melhor essa tempestade ter acontecido em um ano com uma safra já reduzida. Nós perdemos menos do que teríamos perdido em um ano bom".

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ "É uma questão científica e não política", diz governo francês sobre vinhas transgênicas

+ Bodega espanhola protege vinho com moderno sistema antifraude

Vinho da rede britânica Marks & Spencer ganha prêmio em competição

+ Irlanda do Norte pretende estabelecer preço mínimo para bebidas alcoólicas
+ Homem se suicida durante show em vinícola na Califórnia

palavras chave

Notícias relacionadas