Revista ADEGA
Busca

18.mar - Tesouro encontrado após 58 anos

Tesouro encontrado após 58 anos em vinícola de SC


Na última quinta-feira foi encontrada uma das 19 garrafas de vinho que foram escondidas em terrenos da vinícola Villa Stazione, construída no ano de 1938 em Estação Cocal, distrito de Morro da Fumaça, SC.

Apesar da ação do tempo durante os passados 58 anos, o recipiente estava intacto e em seu interior, o tesouro mais valioso estava protegido: o vinho da uva Goethe fabricado, por dedução, em 1949. Foram escavados três pontos em que o aposentado Adelício Sorato, mais conhecido por Itcho, de 77 anos, apontava como os esconderijos do vinho. "Tudo aconteceu ao meio-dia de um dia normal de trabalho. Estávamos almoçando, quando surgiu a idéia de esconder as garrafas no meio da construção. Fizemos um trato que a história seria desvendada quando apenas um de nós estivesse vivo. Como meu irmão, Hilário, morreu faz alguns anos, sobrei eu para contar o fato", explica Itcho, que na ocasião, era apenas um rapaz

Ele garante que há escondidas mais três caixas, com seis garrafas cada uma, em três diferentes pontos. Segundo Itcho, entre as unidades que ainda estão escondidas, encontram-se vinho branco, tinto e espumante. "É uma realização saber que vou contribuir para a história", afirma.

O proprietário da Vinícola, neto do fundador Vitório Búrigo, informou que a garrafa ainda não está exposta ao público. "Ela necessita de cuidados para que o líquido que se encontra em seu interior cesse de evaporar e possa ser preservado nos próximos anos". Apesar de as garrafas estarem intactas, o vinho perdeu as propriedades para consumo, mas nada que supere o seu valor histórico.  

Redação
Publicado em 18/03/2009, às 11h31 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h45


Mais Notícias