Vinho - 13.Jul - Vinho nacional

Teste cego do Ibravin comprova qualidade dos vinhos brasileiros

por Redação

No final de abril, o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), aproveitou o grande fluxo de consumidores e especialistas em São Paulo na maior feira de vinhos da América Latina, a Expovinis 2010, e no restaurante Peppo Cucina, um dos melhores de Porto Alegre, para realizar um teste cego sobre o vinho brasileiro.

O sommelier Vinícius Santiago foi escolhido pela Ibravin para realizar um teste simples, que desafiava as pessoas a descobrir de qual país era o vinho oferecido, sem rótulo. Toda a ação foi registrada por câmeras escondidas e editada em vídeos, e as reações vêm sendo muito repercutidas nos últimos meses em redes sociais como o Twitter e o Youtube.

Foram ouvidas 380 pessoas, entre profissionais e consumidores, nas duas cidades. A incrível maioria, representando 80% dos testados, respondeu que o vinho era originário de outros países, principalmente Chile, Argentina, França, Espanha, Uruguai e até da Grécia, enquanto 20% acertaram que se tratava de um vinho brasileiro.

Ao ser revelado que o vinho era nacional, houve muita surpresa nos locais. "Muitos aplaudiram e parabenizaram a iniciativa", afirma o gerente de Promoção e Marketing do Ibravin, Diego Bertolini, que diz querer provar o preconceito com o vinho nacional.

"É somente uma questão de imagem, porque quando é feita uma degustação às cegas, escondendo os rótulos, os vinhos brasileiros são confundidos com os melhores produtos de outros tradicionais países produtores do mundo", afirmou Bertolini.

ESPECIAL:Diário da colheita 2010 - Foram meses preocupantes, cheios de incertezas e algumas boas surpresas. Mas a colheita 2010 no Brasil mostra que alguns vinhateiros já estão prontos para enfrentar os revezes da natureza

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Vinho mais antigo de Portugal, Periquita completa 160 anos

+ Dados mostram aumento nas vendas de rosés

+ Associação devinhos alemães comemora 100 anos

+ Franceses abrem as portas de suas vinícolas para visitantes

+ Vinicultores franceses divulgam novos talentos das artes visuais

palavras chave

Notícias relacionadas