Thinfilm desenvolve garrafa ‘inteligente’ de vinho

A tecnologia antifalsificação será lançada no Congresso de Tecnologia para Celulares em Xangai, na China

por Redação

O dispositivo dentro da garrafa

A empresa norueguesa Thinfilm lança neste mês no Mobile World Congress (Congresso Mundial de Tecnologia para Celulares), em Xangai, o protótipo de um dispositivo capaz de tornar garrafas de vinho “inteligentes”. A tecnologia Thinfilm Open Sense reconhece o estado da bebida quando aberta, ou fechada, e transmite o diagnóstico a um smartphone ou dispositivo similar. O equipamento conta ainda com identificadores exclusivos, que permitem às empresas autenticar os rótulos dos produtos e, assim, rastreá-los mesmo depois de o selo de fábrica da garrafa ter sido danificado.

O dispositivo fica localizado dentro da garrafa e faz uso de sensores impressos. As etiquetas OpenSense têm como base a comunicação sensorial, batizada NFC (Near Field Communication), que interage com smartphones compatíveis com essa tecnologia. Com o toque de um smartphone equipado com o NFC, o consumidor pode detectar se uma garrafa está selada ou foi aberta.  

“Os produtores de vinho e varejistas atualmente possuem a necessidade de um meio de baixo custo e eficaz que os ajudem a confirmar a autenticidade de garrafas de vinhos dos mercados. Sem esses dispositivos, os falsificadores ficam em vantagem. Estamos animados para mostrar no Mobile World Congress Xangai como a tecnologia inteligente pode fornecer uma solução autêntica e cumprir esta necessidade do consumidor", diz o diretor Comercial  da Thinfilm, Kai Leppänen. “A Thinfilm está trabalhando com a Ferngrove Wine Group, empresa de vinhos premium de propriedade chinesa, que fica na Austrália, e está testando a tecnologia antifalsificação”.

palavras chave

Notícias relacionadas