• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • Café - 01.Abr - Saúde

    Tomar café depois do almoço pode diminuir o risco de diabetes 2

    por Redação

    A relação entre o consumo de café e a diabetes já foi levantada em diversos estudos. Desta vez, uma nova pesquisa realizada por um grupo de franceses indicou que pessoas que tomam café no horário do almoço apresentam menos chances de desenvolver diabetes tipo 2.

    No total, 69.532 mulheres entre 41 e 72 anos participaram do estudo, que durou 11 anos. O grupo de mulheres que tomava pelo menos uma xícara de café após o almoço teve risco 27% menor de desenvolver a doença, segundo Daniela Sartorelli, nutricionista da USP que participou da pesquisa.

    Nestes 11 anos, 1.415 mulheres desenvolveram diabetes 2, sendo apenas 374 do grupo que tomava café no almoço. Entretanto, Sartorelli afirma que ainda faltam estudos que realmente confirmem esta teoria. "Ainda precisamos de outros estudos. Alguns já estão em andamento, e conforme for, os resultados poderão esclarecer quais mecanismos estão envolvidos".

    No entanto, duas possíveis teorias já foram feitas para explicar o fato. A primeira diz que a ingestão do café num horário próximo ao do almoço, pode reduzir a absorção da glicose proveniente da comida. Já a segunda tese supõe que o cafezinho de depois do almoço é tomado sem leite, enquanto em outros horários, como no café da manhã, não.

    Confira as últimas notícias sobre o mundo do café...

    + Ex-baterista do Nirvana admite ser viciado em café e promete se tratar
    + Café inalável é criado por cientista norte-americano
    + Cientistas calculam que 11 da manhã é o horário ideal para o ''coffee break''
    + Equipe da BBC cria carro movido a café
    + Abelhas preferem flores que tenham cafeína no néctar

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    Notícias relacionadas

    Gustavo Lopes, Gustavo Feliciano e Heitor Kadri

    Fórum de Enoturismo e Gastronomia das Américas abre agenda com jantar em São Paulo

    GARRAFA DE VINHO

    Preços do Chianti Classico caem 30% na Itália

    vinhedo

    Rioja cria categoria para vinhos com menos álcool em 2026

    GARRAFA DE VINHO

    Treasury Wine prevê impacto de US$ 394 milhões nos EUA

    Colheita de uvas no vinhedo

    Vindima 2026 começa mais cedo no Vêneto

    Argentina

    Argentina propõe mudanças amplas na Lei Geral de Vinhos

    Colheita de uvas à beira do vale

    Galícia pode ter vindima recorde em 2026

    Colheita de uvas ao pôr do sol

    Itália antecipa vindima de 2026 em Franciacorta e Sicília

    Vinhedo Dourado à Beira do Lago

    Vinícola histórica de Nova York receberá US$ 47 milhões

    Vinhedo ao Entardecer Sob Fumaça e Fogo

    Mudança climática pode redesenhar mapa do vinho na Califórnia

    Cabernet sem fronteiras

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    Galícia pode ter vindima recorde em 2026
    1

    Galícia pode ter vindima recorde em 2026

    Argentina propõe mudanças amplas na Lei Geral de Vinhos
    2

    Argentina propõe mudanças amplas na Lei Geral de Vinhos

    Itália antecipa vindima de 2026 em Franciacorta e Sicília
    3

    Itália antecipa vindima de 2026 em Franciacorta e Sicília

    O que são as tenazes e como abrem vinhos antigos
    4

    O que são as tenazes e como abrem vinhos antigos

    Biondi\u002DSanti: a família que ajudou a criar o Brunello
    5

    Biondi-Santi: a família que ajudou a criar o Brunello

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group