Café - 01.Abr - Saúde

Tomar café depois do almoço pode diminuir o risco de diabetes 2

por Redação

A relação entre o consumo de café e a diabetes já foi levantada em diversos estudos. Desta vez, uma nova pesquisa realizada por um grupo de franceses indicou que pessoas que tomam café no horário do almoço apresentam menos chances de desenvolver diabetes tipo 2.

No total, 69.532 mulheres entre 41 e 72 anos participaram do estudo, que durou 11 anos. O grupo de mulheres que tomava pelo menos uma xícara de café após o almoço teve risco 27% menor de desenvolver a doença, segundo Daniela Sartorelli, nutricionista da USP que participou da pesquisa.

Nestes 11 anos, 1.415 mulheres desenvolveram diabetes 2, sendo apenas 374 do grupo que tomava café no almoço. Entretanto, Sartorelli afirma que ainda faltam estudos que realmente confirmem esta teoria. "Ainda precisamos de outros estudos. Alguns já estão em andamento, e conforme for, os resultados poderão esclarecer quais mecanismos estão envolvidos".

No entanto, duas possíveis teorias já foram feitas para explicar o fato. A primeira diz que a ingestão do café num horário próximo ao do almoço, pode reduzir a absorção da glicose proveniente da comida. Já a segunda tese supõe que o cafezinho de depois do almoço é tomado sem leite, enquanto em outros horários, como no café da manhã, não.

Confira as últimas notícias sobre o mundo do café...

+ Ex-baterista do Nirvana admite ser viciado em café e promete se tratar
+ Café inalável é criado por cientista norte-americano
+ Cientistas calculam que 11 da manhã é o horário ideal para o ''coffee break''
+ Equipe da BBC cria carro movido a café
+ Abelhas preferem flores que tenham cafeína no néctar

palavras chave

Notícias relacionadas