Café - 13.Nov - Saúde

Tomar três xícaras de café por dia reduz em 42% o risco de desenvolver diabetes

por Redação

Segundo um estudo realizado a partir de dados de 40.011 holandeses, consumir ao menos três xícaras de café por dia reduz em até 42% o risco de sofrer de diabetes tipo 2 na idade adulta.

O café traz diversos benefícios à saúde
"O efeito protetor pode vir também de outros componentes do café além da cafeína, já que o descafeinado também se mostrou eficaz, mas menos intenso", explicou a doutora Pilar Riobó, responsável pela área de Endocrinologia e Nutrição da Fundação Jiménez Díaz.

Apesar de não ser possível determinar uma relação de causa e efeito entre o café e esta patologia, os dados parecem apontar para uma "evidência quantitativa" de um possível efeito protetor através do consumo de café.

"Possivelmente a relação entre o consumo de café e a diabetes está condicionada não só pela presença de substâncias bioativas como também pela forma de preparo (expresso, instantâneo, natural) e por outros hábitos dietéticos", apontou Riobó.

Nesta mesma linha está uma outra análise recente, que monitorou 55.826 japoneses durante 10 anos e detectou uma relação inversamente proporcional entre o consumo de café e a incidência de diabetes, "o que vai de encontro às conclusões já obtidas em estudos anteriores", segundo a doutora.  

Confira as últimas notícias sobre o mundo do café...

+ Cafeicultores do Espírito Santo dão boas vindas às chuvas
+Consumo nacional de café contraria expectativas e cresce 8%

+ Indústria da torrefação quer novos Blends. Produtores rechaçam ideia

+ Cafeterias aumentam participação na renda do Reino Unido
+ Exportações de café em Hondurasdobram no mês de outubro
Exportação de café cresceu 1,6% na última temporada

palavras chave

Notícias relacionadas