Vinho - 12.Nov.

Tribunal Europeu recusa ação húngara pelo uso do nome da região de Tokaj

por Redação

O Tribunal de Justiça Europeu recusou a ação da Hungria contra a Eslováquia pela disputa do uso do nome da região de Tokaj, que fica na fronteira entre os dois países. A ação se deu por conta do uso do nome "Tokaj" em vinhos eslovacos, que é uma denominação oficial dos vinhos doces húngaros produzidos nesta região, famosos no mundo todo.

divulgação

Em 2006, a Comissão registrou a região Eslováquia como Tokaj vinohradnícka oblast, mas a Hungria foi contra, dizendo que seu vizinho não deveria ter sido autorizado a alterar o idioma em que os vinhos da região estão inscritos no banco de dados da União Europeia E-Bacchus, porque isso poderia prejudicar o vinho húngaro. O país insistiu para que a Eslováquia usasse o nome húngaro Tokaj para todos os vinhos produzidos a partir de uvas dessa região.

A batalha pelo nome da região do vinho é mais uma consequência dos acordos de paz da Primeira Guerra Mundial, que dividiu o império Austro-Húngaro. Dessa forma, a região de Tokaj foi dividida em duas, uma na Hungria e uma na Eslováquia, sendo a primeira a de maior extensão.

Mais notícias sobre vinhos...

Vinhos do leilão de Charlie Trotter foram roubados durante transporte
Cooperativa francesa lança vinho de videira pré-filoxera
Polícia apreende 10 mil garrafas de Lafite em casa abanonada na China
Vinho ajuda na recuperação de pacientes com câncer de mama
Amazon anuncia site exclusivo para venda de vinhos

palavras chave

Notícias relacionadas