Revista ADEGA
Busca

07.Jul - Sustentabilidade

Ubatuba realiza festival gastronômico em prol da sustentabilidade


A cidade de Ubatuba
Acontecerá no litoral paulista (de 6 a 30 de agosto) a quinta edição do Festival Gastronômico de Ubatuba. O evento, promovido pela Associação de Bares e Restaurantes de Ubatuba (AREUBA/ ABRASEL), terá como tema principal a promoção do desenvolvimento sustentável.

Os principais chefs da região vão elaborar receitas com ingredientes típicos e segredos provenientes da Mata Atlântica e do mar. Os participantes criarão seus pratos a partir de uma lista de produtos regionais, como por exemplo, mandioca, peixes e frutos do mar.  

"Valorizamos a cultura local e os resultados são surpreendentes. Saíram pratos maravilhosos com ingredientes diferentes, como a anchova que preparamos com purê de palmito pupunha, arroz com cará e uma farofa com banana." comenta João Bianchi, presidente da AREUBA e chef/proprietário de um dos restaurantes participantes do evento.

Outra preocupação envolve a biodiversidade local. O Mercado Mata Atlântica-RBMA, programa que visa identificar e promover negócios sustentáveis na Mata Atlântica, lança em parceria com o festival um catálogo destacando os artesãos da cidade que praticam o consumo sustentável de produtos da floresta na confecção de seus trabalhos.

Além da apresentações culturais, que acontecem nos finais de semana, e dos roteiros de turismo que aliam gastronomia e conservação ambiental, o evento apresenta como novidades a Vila Gastronômica e o Seminário Internacional de  Turismo Sustentável.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Vinho pode prolongar tempo de vida
+ Tecnologia promete revolucionar produção de vinho

+ Procedência do vinho é importante para norte-americanos, diz pesquisa
+ Vinho pode ajudar no tratamento de linfoma

+ Michel Rolland visita projetos da Miolo Wine Group

Redação
Publicado em 07/07/2009, às 12h15 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias