A Organização Intergovernamental da Vinha e do Vinho anunciou a Ucrânia como um estado-membro ativo a partir de 30 de outubro de 2022.
por André De Fraia
A OIV, Organização Intergovernamental da Vinha e do Vinho, anunciou que a Ucrânia passará a ser um estado-membro a partir de 30 de outubro de 2022. Com a inclusão da Ucrânia o número total de estados-membros passa para 49 países.
Com uma superfície de vinhas de 41.800 hectares, a Ucrânia é o 31º maior país vitivinícola do mundo e, em 2021, produziu 66.000.000 de litros de vinho. A bebida estava em alta e suas taxas de consumo vinham aumentando ano a ano até a eclosão da guerra em 2022.
Ao se tornar membro da OIV, a Ucrânia se beneficiará da informação, cooperação e serviços de uma rede de cerca de 1.000 especialistas, além de permitir ao país participar das decisões relativas ao setor vitivinícola mundial. Como estado-membro pleno, a Ucrânia estará presente no 43º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho e estará representada na assembleia geral da organização que ocorre no dia 4 de novembro, em Ensenada, Baja, Califórnia.
A indústria vinícola ucraniana, claro, foi muito afetada pela Guerra. A venda e o consumo de álcool no país estão proibidos e as empresas encontram muita dificuldade em dar vasão aos produtos. Algumas vinícolas decidiram inclusive aderir ao combate e passaram a fornecer coquetel Molotov e outros produtos para que o país possa resistir aos avanços russos.