Vinho - 21.Out - Clima extremo

UE permite que 11 países adicionem mais açúcar a seus vinhos

por Redação

"Condições climáticas extremas" fizeram com que a União Européia (EU) concordasse em permitir que 11 países do bloco econômico adicionassem mais açúcar do que o permitido por lei a seus vinhos.

Especialistas de 27 países membros da EU concordaram em fazer uma exceção à Bélgica, Polônia, Holanda, Alemanha, Áustria, Dinamarca, Reino Unido, República Tcheca, Hungria, Eslovênia e Eslováquia, no que diz respeito ao "enriquecimento" de seus vinhos com açúcar. Do contrário, a produção vitivinícola dessas nações, afetada por temperaturas não favoráveis nos últimos meses, poderia não atingir o grau alcoólico necessário para a bebida.

Os 11 países haviam entrado com uma petição ao Comitê de Gestão da UE, solicitando superar a quantidade adicional de açúcar permitida em vinhos, prevista desde a reforma vitivinícola de 2007. Com a colheita entrando em sua fase final, os vinicultores europeus se surpreenderam ao se depararem com chuvas excessivas e um sol quase ausente, clima que poderia prejudicar a vinificação, estabelecendo níveis alcoólicos menores do que o esperado para um vinho.

ESPECIAL: Álcool ascensão e queda - O que isso significa? O que os produtores podem fazer em relação a isso? O que vai acontecer no futuro?

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Consumidor ainda reluta em aceitar embalagens alternativas de vinho

+ Farroupilhas, no Rio Grande Sul, está a um passo da indicação geográfica

+ Vinho está mais barato do que água engarrafada na Nova Zelândia

+Presidente da Wines of Chile é premiado em Londres

+ Champagne luta contra energia nuclear

palavras chave

Notícias relacionadas