Vinho - 21.Jun - Polêmica

UE recusa proposta de regulamentação do vinho orgânico

por Redação

UE não concordou com as propostas de regulamentação do vinho orgânico
O comissário europeu da agricultura, Dacian Ciolos, retirou suas propostas para a regulamentação da produção do vinho ecológico por falta de apoio da maioria dos países.

O anúncio foi feito em uma reunião do Comitê Permanente sobre Agricultura Ecológica, formado por especialistas de 27 países. "Nossa esperança é de que a Comissão possa voltar a olhar estas propostas no futuro", disse.

A proposta tinha como objetivo regulamentar no vinho orgânico um limite menor de sulfitos, de aditivos e a proibição de cinco técnicas de vinificação. Os países europeus se colocaram contra por diferentes motivos, mas, principalmente, por se sentirem ameaçados.

O secretário geral da Copa-Congeca, associação que representa 11 milhões de agricultores europeus, criticou a União Européia por ter negado a proposta: "Estou realmente desapontado com a decisão".

"A legislação da UE para os vinhos orgânicos era urgentemente necessária para que fosse possível desenvolver o mercado para este produto, especialmente porque há uma crescente demanda para ele", acrescentou o secretário.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Nova Zelândia reduz colheita de uvas para reequilibrar mercado

+ Centro Cultura doVinho Bordeaux será inaugurado em 2014 na França
+ França, Itália e Espanha se unem para divulgar o vinho europeu no Vietnã

+ Vinicultores franceses querem mudar o rótulo de seus vinhos

+ "Balde de champanhe" do século XVIII será leiloado por 2,8 milhões de dólares

palavras chave

Notícias relacionadas