Um ícone norte-americano

Com quase duas décadas de existência, a Brooks Brothers já vestiu personalidades como Abraham Lincoln, Fred Astaire e Katherine Hepburn

por Luisa Migueres

Brooks Brothers/divulgaçãoClássica e elegante. Esses dois adjetivos são os mais adequados para descrever a grife norte- americana Brooks Brothers. Fundada em 1818 por Henry Sands Brooks, a marca carrega o título de primeira fábrica de roupas prontas para o uso dos Estados Unidos. Ao longo de suas quase duas décadas de existência, ela tornou-se uma referência em bom gosto e o direito de se auto-intitular ícone da elegância americana.

As listras e o xadrez compõem as estampas de suas inúmeras peças. As cores sóbrias e os tons pastéis, distribuídos por tecidos aconchegantes, remetem a conforto e classe. Seus modelos foram inspirados em esportes como o golfe, a equitação e o tênis, e a praticidade das peças sempre foi uma de suas grandes qualidades. As coleções apresentam figurinos apropriados tanto para uma festa de gala quanto para caminhadas ao ar livre.

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Movie Scans/divulgação
Clark Gable: uma das celebridades que vestia a grife

O símbolo, escolhido em 1850 para representar a marca, é “O Velo Dourado”. Uma ovelha suspensa num cordão tornou-se sua referência devido a história de Jasão na mitologia grega, que descreve a trajetória do herói em busca de um velo dourado de propriedade de sua família, para que recuperasse seu reino roubado por Pélias.

O maior patrimônio da Brooks Brothers é o fato de sua história confudir-se com a própria História dos Estados Unidos. O lendário casaco preto de Abraham Lincoln confirma a relação. Com uma águia e os dizeres “One Country, One Destiny”, ele foi, coincidentemente, o mesmo que o presidente usou no dia de sua posse e com o qual foi assassinado na fatídica noite no Ford’s Theater. Desde então, nenhum outro casaco como aquele foi confeccionado na cor preta. Entre os admiradores da marca estão Paul McCartney (fã das gravatas da marca), Jon Voight, Kevin Bacon e o ex-presidente Bill Clinton. Outros clientes históricos foram Fred Astaire, Clark Gable, Katherine Hepburn e o também ex-presidente Roosevelt.

Wikipédia/divulgação
Abraham Lincoln: roupa da grife na posse

A grife não se apega somente à tradição. Ela procura acompanhar a história. Além da modernização de suas técnicas de fabricação e de gerenciamento, há uma responsabilidade social construída através de atividades filantrópicas. A Brooks Brothers mantém um hospital infantil que investe em tratamentos para o câncer, além de uma fundação destinada a ajudar diversos mecanismos de caridade pelo país.

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