Vinho - 10.Set - Polêmica

Um terço das vinhas da Itália deveria ser replantado ou arrancado, diz enólogo italiano

por Redação

Marchese Piero Antinori, presidente do Instituto Italiano de Vinhos Finos
"Um terço das vinhas da Itália deveria ser replantado ou arrancado, pois elas estão fazendo vinhos impossíveis de comercializar", é o que diz o italiano Marchese Piero Antinori, gigante da indústria vitivinícola do Velho Mundo.

Apesar do aparente sucesso no mercado global, o produtor e atual presidente do Instituto Italiano de Vinhos Finos afirma que 30% das vinhas do país estão fazendo bebidas inaceitáveis para os padrões de hoje.

Segundo ele, o problema é particularmente sério na parte central da Itália, onde a variedade Trebbiano - "uma uva não muito interessante" - está plantada em centenas de hectares. Antinori também destacou a região sul, especificamente Sicília e Puglia, na qual muitas vinícolas estão produzindo em excesso, cerca de 250 hectolitros por hectare.

"Por séculos", explicou ele durante um seminário em Londres, "a viticultura na Itália foi guiada pelo fator quantidade, ao invés da qualidade, e muito disso ainda está refletindo na produção atual". O produtor ainda lembrou que, no passado, os vinhos de menor qualidade eram misturados e exportados, principalmente para a França, como um ''''vin ordinaire'''' ("vinho ordinário", em francês), ou eram utilizados como base para vermute.

Trebbiano: "uma uva não muito interessante"
"Agora, vermute não vende e esses produtores estão tendo que encontrar novos mercados", afirmou.  Segundo Antinori, a situação é ainda mais complicada, pois centenas de hectares da produção vitivinícola italiana são propriedades de vinicultores pequenos que não tem recursos, nem a vontade necessária para mudar esse cenário.

"Transformar essas centenas de acres ineficientes, que não estão orientados para o mercado, é um grande desafio, é mais difícil do que possa parecer. A única solução para incentivar, seria arrancar as vinhas ou replantá-las", concluiu.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Colheita em Champagne deverá começar entre 13 e 20 de setembro

+ Apresentadora de TV Martha Stewart é acusada de falsificar vinhos

+ Comercial de cooler para vinhos com Bruce Willis é relembrado por revista dos EUA

+ Curta-metragem começa a ser rodado em Rioja

+ Vinícola sul-africana lança segunda safra do Pinotage mais caro do mundo

palavras chave

Notícias relacionadas