Exportou 5,4 bi de euros

Itália se torna maior produtora de vinhos do mundo

Uma em cada cinco garrafas vendidas em 2015 veio de vinícolas do país

por Redação

Em 2015, a Itália exportou 5,4 bilhões de euros em vinho. Uma a cada cinco garrafas de vinho produzidas no mundo era italiana. Um recorde. O aumento de 575% ao longo de trinta anos trouxe o país de volta ao mapa do vinho.

Vinhedos na região da Toscana

Segundo a Organização Mundial do Vinho (OIV), a Itália se tornou o maior produtor da bebida em 2015, seguido pela França. A produção italiana aumentou em 10% de hectolitros no último ano, saltando para 48,9 milhões de hectolitros, enquanto a França estagnou em 47,3 milhões.

Em 1986, dezenas de pessoas foram envenenadas por um vinho de mesa adulterado. O incidente distorceu por muito tempo a imagem das garrafas italianas.

O salto de qualidade e exportação dos vinhos italianos se deu pelo aumento das denominações: 66% das garrafas vendidas no exterior são classificadas em DOG/DOC (Denominação de Origem Controlada/Garantida) ou IGT (Indicação Geográfica Típica). A Itália é o primeiro colocado entre os países da Europa por número de vinhos classificados, são 73 DOCG, 23 DOC e 118 IGT. 

palavras chave

Notícias relacionadas