Vinho - 29.Jul - Denominação

União Européia aprova denominações protegidas na Geórgia

por Redação

Para proteger as indicações geográficas da Geórgia, a União Européia deu um passo sem precedentes. 18 denominações georgianas serão agora legalmente protegidas, entre elas Khvanchkara, Tvishi, Kindzmarauli, and Saperavi.

Desde o colapso da União Soviética, a indústria vitivinícola da região vem sofrendo. A Geórgia era o principal fornecedor de vinhos para o antigo bloco socialista, com cerca de 70% da sua produção exportada para a Rússia e países satélites. No entanto, entre 1990 e 2000, a área vinícola da região foi diminuída pela metade e seis anos depois, a Rússia proibiu a importação de vinhos georgianos por duvidosas questões sanitárias.

O produtor da ex-URSS é o primeiro país da União Européia a dar um passo em frente à promoção e proteção de suas origens geográficas. O plano pretende também favorecer o desenvolvimento do turismo da região e incentivar projetos de marketing para os vinhos da Geórgia.

Para entender melhor a questão entre Rússia e Geórgia, clique aqui.

ESPECIAL:Álcool ascensão e queda - O que isso significa? O que os produtores podem fazer em relação a isso? O que vai acontecer no futuro?

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Compra de suco de uva concentrado da Argentina segue proibida no Brasil

+ Vinícola de Francis Coppola reabre após reforma

+ Produtores europeus resistem às mídias sociais

+ Vacas canadenses tomam vinho em suas refeições

+ Amantes do vinho da Pensilvânia irão brindar para entrar no Guinness Book

palavras chave

Notícias relacionadas