Vinho - 19.Jun.

União Europeia veta venda de vinhos da Rioja Argentina

por Redação

A Comissão Europeia vetou a venda de vinhos com denominação de origem "La Rioja Argentina" em países pertencentes à União Europeia, por violar a proteção reconhecida do vinho espanhol de denominação de origem de mesmo nome.

dvulgação
Vinhos riojanos argentinos vetados na EU

"Por enquanto, a Rioja argentina não é reconhecida e nem está protegida pela União Europeia, por isso o nome não pode ser utilizado nos mercados comuns, para não ferir os direitos da Denominação de Origem Qualificada (DOC) Rioja", explicou o porta-voz do caso.

A Argentina pode tentar conseguir o reconhecimento de sua denominação na União Europeia através de um registro, previsto na legislação da organização comum de mercados agrícolas, ou fazendo um acordo para a proteção mútua de indicadores geográficos.

Nos dois casos, a medida tem que ser analisada pelas partes interessadas, exceto o país solicitante, em um período de até seis meses. Caso haja motivos, existe a possibilidade de que alguma das partes apresente uma objeção. "Caso a Argentina queira proteger sua denominação em outros países, estes devem avisar a União Europeia, que tem direito de recorrer", acrescentou o porta-voz.

O Conselho da DOC espanhola, recorreu à uma ação judicial para impedir que os vinhos argentinos sejam reconhecidos como denominação de origem Rioja, por enquanto, ainda não há previsão para a sentença.

Mais notícias sobre vinhos...

Golpista terá de pagar 30 mil euros depois de golpe com vinhos
Geada destrói maior parte da colheita na região de Champagne
Vinícola lança plataforma online para vender vinhos customizados
Instituto cria sistema de visão artificial para analisar uvas viníferas
Miguel Torres Jr. assume cargo do pai na vinícola da família

palavras chave

Notícias relacionadas