Union Distillery inaugura unidade no Vale dos Vinhedos

Com segunda filial, fabricante independente de malte uísque pretende elevar sua capacidade de produção no país para 5 milhões de litros por ano


 

A Union Distillery Maltwhisky do Brasil, tradicional fabricante de malte uísque e bases para bebidas, está iniciando as atividades na sua segunda unidade de fabricação, localizada em Bento Gonçalves, em uma das mais nobres áreas do Vale dos Vinhedos. Com 67 anos de atuação, a empresa promete aumentar sua capacidade de produção, dar um salto em tecnologia e iniciar o processo final de implementação de duas novidades: sua abertura para o turismo temático e o lançamento de um uísque puro malte. Atualmente, a Union Distillery Maltwhisky do Brasil é um dos principais fabricantes independentes de malte uísque na América Latina. A outra filial fica em Veranópolis, Caxias do Sul (RS).  

A nova unidade da Union Distillery tem área total de 90 mil metros quadrados. Destes, 7 mil metros quadrados são de área construída, abrigando as instalações industriais, de apoio aos processos, e administrativas. Ao todo, a Union Distillery projeta investimentos de R$ 30 milhões no Vale dos Vinhedos. Com o início das operações no Vale dos Vinhedos, a capacidade produtiva da Union Distillery passa para 5 milhões de litros por ano. A nova unidade responderá por cerca de 60% desse total. “Adquirimos uma propriedade no Vale dos Vinhedos e a transformamos em uma das mais modernas destilarias de malte uísque do mundo. A planta está equipada com destiladores modernos e sistemas de segurança e controle que permitem operar dentro de padrões competitivos, assegurando o produto, reduzindo os riscos e preservando a beleza peculiar do local, o que nos dará uma condição especial em termos de contato com o público, a partir do turismo”, destaca o diretor executivo da empresa, Luciano Borsato.

Com cerca de 40 funcionários na atualidade, a Union Distillery também deve ampliar seu quadro social a partir do próximo ano, com contratações voltadas, principalmente, ao atendimento de turistas. Neste sentido, a estrutura física para este novo negócio também receberá investimentos para complementar o complexo. Outros investimentos estão previstos para a ampliação da capacidade de armazenagem de barris, com a construção de depósitos para o processo de envelhecimento do malte whisky. A capacidade de armazenagem passará dos atuais 15 mil barris para cerca de 35 mil.

Mesmo em ano de crise, os investimentos da Union Distillery têm justificativa, afirma Borsato. Ele destaca a necessidade de produzir malte uísque e bases com outras características para preparar a empresa para o futuro. “Sobretudo esse é um grande investimento em sistemas modernos de produção. A Union Distillery do Vale dos Vinhedos será um ícone brasileiro para a elaboração de malte uísque de altíssima qualidade. Poucas empresas no mundo possuem a tecnologia que nós estamos colocando em operação”, explica.

Da redação

Publicado em 22 de Junho de 2015 às 16:55


Notícias