Vinho - 22.Mai

Universidade estuda efeitos da mudança climática no vinho

por Redação

A Universidade de Salamanca, Espanha, começou um projeto para estudar e discutir as conseqüências das mudanças climáticas no vinho. O objetivo é descobrir quanto essas mudanças irão afetar a qualidade da bebida.

divulgaçã

Essa discussão vem crescendo nos últimos anos, pois tem afetado alguns produtores de vinhos, por isso algumas empresas e a Universidade juntaram-se para desenvolver um estudo que consiga prever e mostrar os efeitos.

Alguns produtores observaram que existe uma disfunção no amadurecimento das uvas: a produção dos açucares, que definem a graduação alcoólica, e a maturação de compostos relacionados com o sabor, a cor e o aroma, estão se antecipando no processo de amadurecimento, e dificultando a produção do vinho.

"O objetivo é estudar como a mudança climática afeta o crescimento das vinhas e e o desenvolvimento das uvas, e em como isso repercute nos vinhos", disse uma das pesquisadoras envolvidas no projeto, Maria Teresa Escribano. A partir daí será possível buscar estratégias para driblar essa mudança no amadurecimento das uvas.

Mais notícias sobre vinhos...

Rota de vinho oferece degustações gratuitas para promover vinhos locais
ABS realiza, pela primeira vez, evento com vinhos sicilianos
Mesmo com crise, vinho ainda é a bebida mais consumida pelos britânicos
Vinhos brasileiros serão vendidos pela maior distribuidora da América
Universidade cria sistema que controla produção do vinho pelo celular

palavras chave

Notícias relacionadas