Revista ADEGA
Busca

20.Ago - Experimentos

Vale de São Joaquim faz testes para novas variedades de uvas


A 2ª fase de um experimento para criar cerca de 70 novas variedades de uvas foi instalado no Centro de Agricultura da Universidade da Califórnia. O condutor do experimento, Dr. Mike Anderson explicou como será o desenvolvimento do teste.

A fase atual inclui 57 variedades de sementes vindas da Espanha, Portugal, Itália e sul da França, plantadas num total de 1,4 hectares. Os vinicultores da região esperam que o resultado do teste atual lhes dê a chance de ter um leque de opções de variedades maior, mas sem perder a qualidade da uva.

O experimento está sendo feito por dois motivos: tentar fazer as características da fruta mudar, tal como sua cor, o nível de acidez e o teor de açúcar. O segundo motivo é identificar quais tipos de uva conseguem amadurecer bem no Vale de São Joaquim. Isso porque alguns consumidores têm um certo preconceito em relação aos vinhos trazidos de fora.

Os vinhos de São Joaquim, apesar de bons, não recebem seu devido valor quando comparados aos de outras regiões da costa da Califórnia. Com o experimento, os vinicultores da região esperam reverter esse cenário.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Crise não afeta consumo de vinho nos Estados Unidos

Calor interfere na colheita de uvas na Espanha
+ Argentina começa a exportar seu primeiro "Vinho do Gelo"

+ Apesar da melhora nas exportações, neozelandeses estão cautelosos

+ Washington pode registrar colheita recorde em 2009

Redação
Publicado em 20/08/2009, às 13h40 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias