Vinho - 23.Ago - Denominação de Origem

Vale dos Vinhedos faz pedido de registro da primeira D.O. brasileira

por Redação

Região do Vale dos Vinhedos no Rio Grande do Sul será primeira D.O. do Brasil
Há exatamente uma semana, o pedido de registro da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (D.O.V.V.) foi protocolado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, no Rio de Janeiro.

Segundo a entidade, a previsão é de que até o final de outubro a D.O.V.V. seja confirmada e se torne a primeira Denominação de Origem brasileira.

Nove documentos que comprovam a identidade e qualificação da região foram encaminhados ao instituto, e o presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Aldemir Dadalt, já antecipa a comemoração. "Já temos um grande número de vinhos prontos que seguem as normas da certificação. Estamos animados e ansiosos para receber a primeira D.O. brasileira", disse ele.

Apesar do certificado ainda não ter sido obtido, os vinhos de sete vinícolas já estão sendo avaliados pelos novos parâmetros. 400 mil garrafas agora passam por análises fisio-químicas na Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e no Laboratório de Referência Enológica (Laren).

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Tempestade destrói quase toda safra 2010 de região no Arizona

"É uma questão científica e não política", diz governo francês sobre vinhas transgênicas

+ Bodega espanhola protege vinho com moderno sistema antifraude

Vinho da rede britânica Marks & Spencer ganha prêmio em competição

+ Irlanda do Norte pretende estabelecer preço mínimo para bebidas alcoólicas

palavras chave

Notícias relacionadas