Revista ADEGA
Busca

13.Ago - Vale dos Vinhedos

Vale dos Vinhedos faz sucesso internacional e sonha em virar DOC


Região do Vale dos Vinhedos
Do alto da Serra Gaúcha, as garrafas produzidas no Vale dos Vinhedos querem partir para desbravar fronteiras e romper barreiras no mundo do vinho. As bebidas produzidas na região têm conquistado a preferência de países bem distantes das cercanias do interior gaúcho, de onde saem alguns dos melhores vinhos do Brasil.

Só em 2008, a região exportou 500.211,71 litros de vinhos para mercados da América, Europa, Ásia, África e Oceania, segundo dados do Projeto Setorial Integrado Wines From Brazil (PSI-WFB).

A Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos (I.P.V.V.) conquistada em 2001, serviu para abrir as portas do mercado internacional para os vinhos da região. Hoje, os vinhos do Vale estão presentes em 22 países, sendo eles: Alemanha, Austrália, Canadá, Cingapura, Coréia, China  (Hong-Kong) Dinamarca, Estados Unidos, Estônia, Emirados Árabes, Eslováquia, Espanha, França, Holanda, Japão, Luxemburgo, Polônia, Reino Unido, República Tcheca, Suíça e Suécia.

Das 35 vinícolas da região, 10 já comercializam seus vinhos no mercado internacional. Os principais destinos para os vinhos do Vale dos Vinhedos são: Alemanha, Holanda, Suíça, Suécia, Estados Unidos, Reino Unido e Japão.  No ano passado, o valor exportado pelas cantinas do Vale chegou a US$2.242.174,56.

"Hoje, os vinhos do Vale dos Vinhedos têm presença marcante tanto dentro como fora do Brasil. Essa conquista é resultante de muito trabalho, pesquisa e investimentos", avalia Aldemir Dadalt, presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale).

Primeira região do Brasil a obter a Indicação de Procedência, o Vale dos Vinhedos prepara-se agora para a conquista da Denominação de Origem, que fortalecerá ainda mais a identidade dos vinhos elaborados no Vale.

Mais notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Começa a colheita na Califórnia

+ Vinho de US$ 20 mil roubado nos EUA é devolvido

+ Portugal planeja criação da "Rota do Vinho" nos Açores

+ Exportações de La Rioja alcançam 136 milhões de euros no primeiro semestre
+ O Melhor Vinho do dia: Para amenizar a ausência de Schumacher!

Redação
Publicado em 13/08/2009, às 08h40 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias