Vinho - 08.Jan - Crescimento

Venda de espumante português cresce 10% ao ano

por Redação

A região da Bairrada, Portugal,  parece não ter passado pela crise financeira que afetou o mundo nos últimos dois anos. Segundo alguns dados, as vendas de espumantes com DOC têm aumentado num ritmo de cerca de 10%.

Em 2009 estima-se que tenham sido vendidas algo em torno de 1,4 milhões de garrafas, especialmente durante as festas de fim de ano. Os últimos três meses do ano são os mais importantes para o negócio, já que concentram 75% das vendas.

Célia Alves, administradora de uma vinícola local, afirmou que "ao longo do ano, houve um incremento nas vendas". Segundo ela, as pessoas têm procurado espumante de qualidade. "Os hábitos estão mudando. Antigamente se abria uma garrafa de vinho branco, mas agora é o espumante que é bebido".

Alguns produtores, porém, reclamam da sazonalidade da bebida. "As grandes vendas de espumante continuam associadas aos momentos festivos, quando deveriam estar associados à gastronomia, o que geraria muito mais crescimento".

Atualmente, o espumante da Bairrada é consumido majoritariamente em Portugal, mas também há grandes remessas para o Brasil, Espanha, Canadá e Angola.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Franceses descobrem o mecanismo que explica a ação do vinho na circulação

+O Melhor Vinho do dia: Riqueza nacional

+ Vinhos de Rioja serão os oficiais da Presidência espanhola na UE

+ Inglaterra já começa a sentir as alterações positivas do clima

+ O Melhor Vinho do dia: Para gastar suas horas extras!

palavras chave

Notícias relacionadas