03.Set - Boa notícia

Vendas de azeite crescem 4,5% em relação a 2008

por Redação

Em meio a tantos protestos, os produtores de azeite da Espanha têm agora um motivo para comemorar. O comportamento da demanda nacional de azeite mostrou uma evolução positiva.

No primeiro semestre de 2009 as vendas de azeite de oliva saltaram 4,5%, segundo a Associação Nacional de Industriais Envasadores e Refinadores (Anierac). Os produtores colocaram no mercado 223,17 milhões de litros de azeite de oliva.

Dos 223,17 mi, pouco mais de 100 milhões correspondem a categoria de azeites "suaves", representando um aumento de 2,1%. A categoria de azeite virgem e extravirgem conseguiu a marca de 71,6 milhões de vendas, pulando 11,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

Durante o mês de julho, os produtores venderam um total de 66,3 milhões de litro de azeite, dentre os quais 34,7 mi eram azeite de oliva, 1,5 milhões de óleo de bagaço, e 30,1 milhões eram de outras categorias.

A notícia vem para tentar amenizar os ânimos dos espanhóis, que reclamam "da opinião pública e dos consumidores", que segundo eles, são os culpados pelos " baixos preços que a indústria lhes impõe".

palavras chave

Notícias relacionadas