Vinho - 15.Ago

Vinhas são oficialmente declaradas monumento histórico

por Redação

Depois alguns meses de análise os vinhedos da família Pedebenade, na região de Gers, no sudeste da França, foram oficialmente reconhecidos como Monumento Nacional. O vinhedo francês tem 200 anos e está na família há oito gerações.

divulgação

As primeiras vinhas foram plantadas em 1812, resistiram à filoxera, que devastou a produção de vinho europeia no final do século XIX, e sobreviveram as duas guerras mundiais, produzindo bons vinhos.

Atualmente, elas produzem 20 tipos de uvas diferentes, incluindo variedades que são encontradas somente nessa parta da França. O vinhedo foi o primeiro "ser vivo" a ganhar o status de monumento histórico. "Nós normalmente classificamos igrejas e prédios. Porém, quando visitamos os vinhedos, ficamos tão impressionados que dissemos 'vamos fazer, isso vale a pena'", contou a chefe do departamento ao Sunday Telegraph.

No entanto, o mesmo jornal conta que apesar de despertar muito interesse em pessoas que gostem de história, é improvável que as vinhas interessem investidores, por conta da produção mista feita nos vinhedos. Elas fornecem uvas para cooperativas locais, onde produzem, de acordo com o jornal, bons, mas não ótimos vinhos.

palavras chave

Notícias relacionadas