Revista ADEGA
Busca

24.Ago - Novo pólo

Vinhedo (SP) pretende se tornar referência em produção de vinho


O prefeito de Vinhedo (interior de São Paulo) quer aproveitar a fama da cidade de pólo produtor de uva para conseguir torná-la uma referência na produção de vinho. A prefeitura estuda um projeto que visa isentar os vinicultores de imposto, o que ajudaria os produtores a larguear a área de plantio e ainda aumentar a qualidade das uvas. Os governantes da cidade esperam a ampliação na produção ajude a cidade passe a acumular riquezas.

O presidente da Associação dos Vinicultores de Vinhedo (Avivi), Adilson Amatto, explicou que o clima da região, no inverno, se assemelha ao dos grandes pólos produtores de vinho fino, como o do sul da França, onde vinhos de excelente qualidade são produzidos. "Escolhemos a data por causa da amplitude térmica, em que os dias são quentes e as noites são frias. Este é o clima ideal para a colheita da segunda maturação do parreiral", afirmou Amatto.

A Shiraz é uma casta de uva tinta da família Vitis vinifera, utilizada na produção de vinhos finos. Ela se adaptou muitíssimo bem ao clima de Vinhedo, o que ajudará a cidade a se tornar referência em vinhos mais refinados. A fruta, de grande estatura, produz vinhos encorpados, com alta capacidade de envelhecimento. Essa é a maior aposta dos produtores para alavancar as vendas e certificar a qualidade dos vinhos da região.

Redação
Publicado em 24/08/2009, às 15h04 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias