Enquanto produtores do resto da Europa desfrutam de um verão “indiano”, na Itália o granizo fez um retorno indesejável
por Redação
Tempestades violentas e repentinas arrasaram os vinhedos da região norte da Toscana, entre Florença e Lucca. O fenômeno provocou milhões de dólares em prejuízo aos produtores, que já sofriam com uma colheita reduzida. Segundo Francesco Miari Fulcis, presidente da Confagricoltura Toscana, uma organização de agricultores, cerca de 22.000 toneladas de uva foram perdidas com os fortes ventos, raios, granizo e até um tornado que passou pela região na última sexta-feira.
Os danos causados se deram principalmente na área de Montalbano, mas também em Empolese Valdelsa, Vinci, Cerreto Guidi, Scandicci, Signa and Carmignano. Fulcis ainda declarou que os danos aos vinhedos contabilizam cerca de 25 milhões de dólares. Segundo ele, houve também danos estruturais às vinhas, que ficaram em pedaços com a tempestade. Além disso, carros e casas ficaram destruídos devido à queda de árvores e de pedras grandes de granizo.
Na Europa, muitas regiões viticultoras estão se beneficiando de um ótimo verão para as safras, contudo tempestades de granizo como essa continuam intermitentemente a arrasar as colheitas.
+lidas
Vinícola anuncia festa de Réveillon 2025 em Santa Catarina
Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?
É verdade que quanto mais baixa a acidez melhor o azeite?
1000 Stories, história e vinho se unem na Califórnia
Pós-Covid: conheça cinco formas para recuperar seu olfato e paladar enquanto se recupera