Vinho - 16.Jul

Vinhedos em Maconnais conseguem classificação Premier Cru


Os vinhedos de Macon passaram para o próximo estágio e, depois de seis anos de tentativas, conseguiram o status de Premier Cru. A região era a única de Borgonha sem nenhum vinhedo Premier Cru.

divulgação

Os produtores em Pouilly-Fuissé, Pouilly-Loché, Pouilly-Vinzelles e Saint Véran estavam realizando campanhas há seis anos para o reconhecimento de seus melhores vinhedos. Em 2010 eles fizeram um estudo sobre o terroir de 400 hectares e 73 climas individuais e enviaram para o Instituto Nacional de Apelações (INAO).

"Visualmente, você já pode dizer que existem terroirs incríveis com potencial para Premier Crus em Maconnais só pela cor do solo e sua espessura. Só resta determinar quais deles serão classificados, e isso leva tempo", explicou o diretor da Maison Drouhin, Mathieu Bubel.

O INAO, que apontou um painel de especialistas em solo para estudar quatro apelações e definir a delimitação exata delas, confirmou que é provável que a decisão final sobre qual será classificada não saia antes de 2015.

Nem todos concordam que mudar a classificação seja uma boa ideia. Pierre Morey, da Domaine Pierre Morey, diz: "Pommard está querendo isso há, pelo menos, 20 anos, e claro que temos ótimos vinhos, com um grande potencial, mas no final um ótimo vinho vai ficar conhecido, independente da classificação".

Mais notícias sobre vinhos...

Moet Hennessy tira champanhe a prateleira por erro no rótulo
Importadora realiza "Wine Day" com degustações e vinhos à preços acessiveis
Washington cria guia online para produção vitivinícola sustentável
Ferguson, treinador do Manchester United, fecha acordo com vinícola chilena
Vinho tinto ajuda diminuir sintomas da menopausa

Da redação

Publicado em 16 de Julho de 2012 às 07:52


Notícias