Vinho - 16.Dez - Vinho pode economizar energia

Vinho - 16.Dez - Vinho ruim pode economizar energia, diz estudo

por Redação

Vinhos ruins podem ajudar a economizar, diz pesquisa
Uma garrafa de vinho ruim pode arruinar seu jantar. Pesquisas feitas nos Estados Unidos e na Índia, indicam, contudo, que ela (a garrafa ruim) pode reduzir sua conta de luz.

Utilizando resto de vinagre e açúcar de vinhos fermentados de maneira incorreta, cientistas estão desenvolvendo para transformar o desperdício de água nos vinhedos em eletricidade e hidrogênio, limpando a água no processo.

É preciso de muita água para processar as uvas nos açúcares fermentados. A água desperdiçada é armazenada junto a açúcares não fermentados, biomassa e vinagres. Geralmente toda a água desperdiçada é limpa, o que pode ser bastante dispendioso.  Para se ter uma ideia, algo em torno de 1,5 % por cento da eletricidade gasta nos EUA vem do tratamento destas águas, e cerca de 5 % é gasto em sistemas de tratamento de água.

Para evitar o desperdício, pesquisadores da universidade de Penn State, nos EUA, estão utilizando micróbios para converter esta água em energia em vez de despejá-la em ciclos de tratamento.

 Utilizando insetos, uma célula de eletrose microbiana do tamanho de uma geladeira gera força, que vem do vinagre e do açúcar e, a partir daí, utiliza a energia produzida para separar as moléculas de água em hidrogênio e oxigênio, que retornam, então, para a atmosfera.

Seria necessária uma unidade muito maior para limpar o desperdício de água na vinícola inteira, mas, comprovação do conceito da célula de eletrose parece um bom jeito de limpar as vinícolas sem gastar energia.

Na Índia - Enquanto a equipe de Penn State trabalha para economizar energia nas vinícolas, um grupo indiano trabalha com o objetivo de gerar energia de vinhos estragados. A partir de duas bactérias que tornam o vinho intragável, eles desenvolveram um instrumento que permite a uma das bactérias transformar o açúcar em ácido acético e à outra transformar o ácido em energia elétrica.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...
+ O Melhor Vinho do dia: preocupação ecológica!
+ Hong Kong desbanca Londres como segundo maior em leilões

+ Suécia pode ter novo recorde de vendas em 2009

+ O Melhor Vinho do dia: Para salvar o planeta!

+ Escândalo de adulteração de vinhos vem à tona na Toscana

palavras chave

Notícias relacionadas