Revista ADEGA
Busca

02.jul - Vinho ajuda em tratamento de radioterapia

Vinho ajuda em tratamento de radioterapia


Copo de vinho pode ajudar em tratamento de câncer de mama
Uma pesquisa realizada pela Universidade Católica de Campobasso, localizada no sul da Itália, garante que os benefícios de um copo de vinho não se restringem ao paladar.  Corroborando uma série de estudos que indicam a saúde como uma das grandes beneficiárias do consumo do vinho, a instituição européia chegou a conclusão de que a bebida pode auxiliar no tratamento contra o câncer de mama.  

Um copo de vinho por dia pode ajudar os pacientes a tolerar melhor a radioterapia e reduzir os efeitos colaterais adversos, diz o estudo, divulgado nesta quarta-feira.  A pesquisa explica que polifenóis encontrados no vinho podem ajudar a proteger tecidos saudáveis dos efeitos da radiação enquanto combatem células cancerígenas.  

Realizado com 348 mulheres em tratamento de câncer de mama entre 2003 e 2007, o estudo indicou que o consumo diário moderado de vinho estava associado com uma redução de 75 por cento de lesões na pele das mulheres em comparação com a daquelas que não consumiam a bebida. 

Apesar dos resultados animadores o diretor da unidade de radioterapia Alessio Morganti adota a cautela ao comentar os estudos. "Nossos dados têm de ser avaliados com precaução, já que se tratou de um estudo de observação", diz.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Vinhos brasileiros brilham em concurso na Hungria

+ Concurso Internacional de Vinhos acontecerá em Sevilha

+ Espanha pretende difundir vinhos de "Don Quixote" pelo mundo

+ Museu do vinho em Portugal atrai milhares de visitantes por ano

+ Vinho espanhol será servido no Vaticano


Redação
Publicado em 02/07/2009, às 08h32 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias