Vinho - 22.Dez - Saúde

Vinho ajuda na digestão, aponta pesquisa

por Redação

Vinho branco ajuda na digestão, segundo pesquisa
Segundo uma pesquisa publicada na internet pelo British Medical Journal, a equipe do Hospital Universitário de Zurich descobriu que beber vinho branco com queijo faz com que a comida permaneça mais tempo no estômago. Por outro lado, o estudo também aponta que o vinho atenua várias ocorrências geralmente associadas a digestão lenta, em especial a azia. 

De acordo com a equipe liderada pelo pesquisador Mark Fox - gastroenterologista do Queens Medical Centre, em Nottingham - a refeição tradicional dos suíços é normalmente consumida com vinho branco ou chá preto. E eles queriam ver o que é melhor para a digestão.

Assim, um total de 20 indivíduos, com idades entre 23 e 58 anos, tomaram parte no estudo. Nenhum dos participates relatava problemas com o álcool e todos estavam em bom estado de saúde. Metade comeu fondue com vinho branco, a outra metade com chá preto. Depois, os pesquisadores mediram a taxa de digestão dos alimentos por várias horas. Uma semana depois, eles repetiram o experimento, mudando a escolha da bebida.Ouvir

A pesquisa descobriu que o esvaziamento gástrico foi significativamente mais rápido quando o fondue foi consumido com chá em vez de vinho, que é uma boa notícia para os bebedores de vinho, Fox explicou. "O esvaziamento gástrico lento significa que os nutrientes estão sendo alimentados lentamente em seu sistema", disse ele. "Seu corpo vai pegar essa energia de forma muito eficiente."Ler foneticamente.

O estudo também descobriu que as pessoas que consumiram álcool durante as refeições, seu apetite tende a encolher. Esse resultado correlaciona-se com um outro estudo recente, o projeto SUM, um experimento de longa duração sendo realizado na Espanha pelo departamento de Medicina Preventiva e Saúde Pública da Universidade de Navarra,  que verificaou nos bebedores de vinho menor probabilidade de ganho de peso do que seus pares.

ESPECIAL: O paradoxo francês - O debate em torno dos benefícios do vinho para a saúde voltam à tona com a campanha do governo francês contra o consumo de álcool. Mas vinho não é só álcool

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Vinho ajuda a manter a forma, diz estudo
+ Vinícola californiana distribui IPads a funcionários para melhorar produtividade
+ Loja de vinhos virtual atrasa em várias semanas entrega das garrafas
+Amy "WINE"house exige vinhos e outra bebidas em camarim do Brasil
+ A favor da sustentabilidade, produtora espanhola lança linha de cosméticos à base de uvas

palavras chave

Notícias relacionadas