Vinho - 19.Set - Economia

Vinho australiano busca novos mercados diante da queda de vendas

por Redação

Segundo a BBC, novos dados mostram que as vendas de vinho australiano caíram acentuadamente, uma vez que a indústria enfrente a pior recessão em uma década e meia.

Divulgação
Os vinicultores disseram que a "tempestade perfeita" aconteceu por conta de uma moeda forte, excesso de oferta e consumidores cautelosos.

É quase certo de que a crise será agravada por uma colheita acima do esperado nesse ano, o que se acrescentará ao atual excesso de vinho.

Os comerciantes estão preocupados, e optaram por economizar ao invés de gasta, e as vendas domésticas de vinho decaíram, e as exportações também.

No ano passado o país produziu 1,1 bilhão de litros de vinho.

A grande maioria foi exportada, principalmente para a Inglaterra, seguido dos Estados Unidos.

Mas a crescente valorização do dólar australiano está tornando essas exportações muito caras. As vendas no Reino Unido decaíram 6%, enquanto nos EUA diminuíram 19% no ano passado.

Mas como mercados de vinho tradicionais estão enfraquecendo, uma nova fronteira está atraindo um grupo crescente de vinicultores australianos.

"Nós atualmente não estamos exportando para o Reino Unido ou EUA. Nós sabemos que não conseguimos competir em termos de preço e volume requerido", disse Christina Tulloch, gerente da Tulloch Wines,

"Para nós a Ásia oferece diversas oportunidades (...). O que nós temos na Ásia, e que nós não temos nos EUA ou Reino Unido é essa noção preconcebida que o vinho australiando é barato".

Os dados mais recentes sugerem que assim como a demanda asiática por recursos naturais tem sido a salvação econômica da Austrália, ela também pode reavivar o comércio de vinho.

As exportações para China no ano passado cresceram 12%, e também aumentaram no Japão, Hong Kong e Cingapura.

Mais notícias sobre vinhos...

+ Indústria vinícola em Rioja recebe subsídio para promover seus vinhos

+ Importações chinesas de vinho crescem continuamente

+ Escola de vinho francesa faz parceria com escola de Pequim, na China

+ Vinícola argentina se alia a organização de esportes de inverno em prol do meio ambiente

+ Padma Lakshmi, do programa Top Chef, e vinícola da Califórnia lançam desafio de harmonização

palavras chave

Notícias relacionadas