Vinho - 27.Jul - Recorde de vendas

Vinho branco é vendido por 75 mil libras e bate recorde

por Redação

Um vinho Sauternes do Château d'Yquem de 1811 se tornou ontem (26) a garrafa de vinho branco mais cara do mundo, ao ser vendida por 75 mil libras (123 mil dólares) ao colecionador Christian Vanneque, proprietário de um restaurante em Bali, Indonésia.

Divulgação
Vanneque com o seu troféu
Em um comunicado, a empresa britânica Antique Wine Company, que oferecia a garrafa, disse que a venda por esse preço marcou um recorde no Guiness e coroava o Château d'Yquem como o vinho branco de mais valor.

A empresa londrina garante que a qualidade desse vinho elaborado há 200 anos "é incomparável" e que sintetiza o melhor do Château d'Yquem.

"Estamos muito felizes por ter concluído essa transação de um vinho tão excepcional", disse Stephan Williams, diretor da empresa especializada em vinhos exclusivos.

Vanneque disse estar muito feliz por ter adquirido essa "jóia". "Essa garrafa será o elemento central para o meu novo restaurante".

Antes de por à venda a garrafa, o Antique Wine Company comprovou sua autenticidade e obteve um "certificado de inspeção" do Château d'Yquem. Foram examinados também a embalagem e o rótulo, e esse último foi comparado com copias em papel emitidas nessa época pela bodega francesa.

Todas essas provas serviram para confirmar que o vinho era uma mostra autencia do branco do Château d'Yquem dos primórdios do século XIX.

O vinho de 1811, doce, de uma cor dourada escura e de aroma doce, e é considerado um dos melhores vinhos da história da região francesa de Bordeaux em uma das melhores safras de todos os tempos.

E MAIS: Venda de Champagne de 200 anos bate "recorde"

Mais notícias sobre vinhos...

+ Consumo moderado de vinho pode proteger mulheres contra o câncer de mama

+ Chega o Anuário Internacional de Bodegas & Vinhos 2011

+ Guia enoturístico para celulares Android é lançado

+ Sistema de identificar processo de produção de cavas é criado na Espanha

+ Duquesa de Cornwall se torna presidente da Associação Vinícola do Reino Unido

palavras chave

Notícias relacionadas