26.dez - Vinho e chocolate para melhor cognição

Vinho, chocolate e chá podem melhorar desempenho cognitivo

por Redação

Luna Garcia

O time de pesquisa do Departamento de Fisiologia, Anatomia e Genética da Universidade de Oxford junto de estudiosos noruegueses analisaram a relação entre o desempenho cognitivo e a ingestão de alimentos que contêm flanóides (chocolate, vinho e chá) em mais de 2.000 idosos, entre 70 e 74 anos.

Os participantes registraram informações sobre os alimentos que consumiam habitualmente e passaram por diversos testes cognitivos. Aqueles que ingeriram chocolate, vinho ou chá apresentaram resultados significantemente melhores e menor desempenho cognitivo fraco do que aqueles que não consumiam esses alimentos normalmente.

O papel dos micronutrientes no declínio cognitivo relacionado à idade é cada vez mais estudado. Frutas como cacau e bebidas como chá, café e vinho tinto são as principais fontes alimentares de polifenóis, micronutrientes encontrados em alimentos de origem vegetal. Outros estudos apontaram que aqueles que consomem grande quantidade de flavonóides - subclasse dos polifenóis - têm também uma incidência menor de demência.

Apesar de resultados positivos, os pesquisadores alertam que mais pesquisas seriam necessárias para provar que eram os flavonóides, e não outros aspectos dos alimentos estudados, que fizeram a diferença. O efeito foi mais relevante nos vinhos.

palavras chave

Notícias relacionadas