Vinho + Conhecimento + Experiência

Clube ADEGA apresenta rótulos que associados recebem no mês de setembro

por Redação

Para o mês de setembro o Clube ADEGA traz belas surpresas aos seus associados. A seleção é uma verdadeira volta ao mundo do vinho com rótulos, que são incontestáveis tesouros, ainda pouco conhecidos que garimpamos em nossas degustações. Conheça-os abaixo:

Grand Gold:

  • Achaval Ferrer Cabernet Sauvignon 2013 - Achaval Ferrer, Mendoza, Argentina (Inovini)
  • Andreza Reserva Tinto 2012 - Lua Cheia em Vinhas Velhas, Douro, Portugal (DOCG)
  • Tournon Mathilda Chapoutier Shiraz 2012 - Chapoutier, Victoria, Austrália  (Mistral)

Destaques Grand Gold

Elaborado a partir de uvas Cabernet Sauvignon advindas de Medrano e Alto Agrelo, Achaval Ferrer Cabernet Sauvignon 2013 é considerado um vinho de qualidade e persistência. Para a equipe de avaliadores ADEGA, além de suculento e delicado, o rótulo argentino, que recebe 91 pontos, é excêntrico e estruturado.

O português Andreza Reserva Tinto 2012 é elaborado com Touriga Franca, Touriga Nacional e Tinta Roriz de vinhas velhas, com passagem por barricas de carvalho, e 90 pontos, possui aromas de ameixas seguidos de notas florais, herbáceas, minerais e especiarias doces. Equilibrado, taninos de grãos finos e final persistente é ideal para acompanhar carnes assadas ou ensopadas, afirma Eduardo Milan, editor de vinhos da revista ADEGA.

Tournon Mathilda Chapoutier Shiraz 2012, projeto do produtor francês Michel Chapoutier em solo australiano, apresenta em sua composição Syrah, com 12 meses de estágio em tanques de concreto.  Recebe 92 pontos e acompanha cordeiro grelhado.

Gold:

  • Lavradores de Feitoria Chorinho 2013 - Lavradores de Feitoria, Douro, Portugal (Adega Alentejana)
  • Poggiotondo Chianti Cerro Del Masso 2013 - Poggiotondo, Toscana, Itália (World Wine)
  • Little James Basket Press Rouge - Château du Saint Cosme, Rhône , França  (Winebrands)

Destaques Gold

Em homenagem ao gênero musical brasileiro, o rótulo Lavradores de Feitoria Chorinho 2013, que recebe 90 pontos, apresenta aromas de cassis e aromas permeados de notas florais, herbáceas e minerais. Segundo Eduardo Milan este tinto português apresenta ótima textura e final suculento.

Poggiotondo Chianti Cerro Del Masso 2013, que recebe 90 pontos, foi desenvolvido pelo enólogo Alberto Antonini; é composto das castas Sangiovese, Merlot, Colorino e Syrah, com estágio de 8 meses em barris de carvalho, apresenta boa textura de taninos, acidez e final persistente com toques minerais e de groselha.

Little James Basket Press Rouge, que recebe 90 pontos da equipe de degustadores, possui amadurecimento feito no sistema de soleira, sendo a mescla final de 50% do vinho do ano com 50% de vinho dos dois anos anteriores – daí não ter safra no rótulo – apresenta taninos de boa textura, acidez e final longo.

Silver:

  • San Juan Malbec 2013 - Antigua Bodega, San Juan, Argentina (Casa do Porto)
  • Taus Jovén 2014 - Hacienda del Carche, Jumilla, Espanha (Viníssimo)
  • Ilógico 2013 - Antonio Saramago, Alentenjo, Portugal (Viníssimo)

Destaques Silver

Tinto argentino San Juan Malbec 2013 é elaborado a partir das uvas Malbec advindas de San Juan, com estágio de três a seis meses em barricas usadas, apresenta cor vermelho rubi de reflexos violáceos e aromas de cerejas negras envoltos por notas florais, tostadas e de especiarias doces. Frutado e suculento recebe 88 pontos, afirma Eduardo Milan, que sugere pizza para harmonizar.

Tinto espanhol da vinícola Hacienda Del Carche, fundada em 2006 por uma família com experiência no ramo desde o século XIX, Taus Jovén 2014 recebe 89 pontos e é composto por Monastrell, Syrah e Garnacha. Equilibrado e estruturado, tem boa acidez e final persistente.

E para finalizar, Ilógico 2013 elaborado pelo enólogo Antonio Saramago, recebe 90 pontos, é desenvolvido a partir de Trincadeira e Aragonês, com breve estágio de 3 meses em barricas de carvalho. Mostra aromas de frutas vermelhas e negras maduras, bem como notas florais e herbáceas. Gastronômico, este rótulo português acompanha carnes ensopadas ou queijos curados. 

Para mais informações sobre os vinhos do mês e sobre o clube, visite o site: www.clubeadega.com.br

palavras chave

Notícias relacionadas