Revista ADEGA
Busca

20.Jul - Vinho do Gelo será produzido no Brasil

Vinho do Gelo será produzido no Brasil pela primeira vez


São Joaquim é uma das cidades mais frias do Brasil
A vinícola Perico começou a produzir o Vinho do Gelo e planeja iniciar as vendas e exportações do produto em outubro de 2010.

As uvas Cabernet Sauvignon foram colhidas, congeladas, em 3 de Junho, em um vinhedo local, perto de São Joaquim, na serra catarinense, onde as temperturas alcançam a marca de 7 graus negativos.

"As temperaturas podem chegar a níveis bem baixos, então nós percebemos que um dia seria possível fazer isso (o Vinho do Gelo)", afirmou Jonas Nunes Tavares, gerente de negócios da vinícola.

Comum em outros países, será a primeira vez que uma vinícola brasileira produzirá o Vinho do Gelo, "um vinho licoroso natural,   com elevada quantidade de açúcar residual da própria uva", de acordo com o site da Perico.

O processo de elaboração do "Icewine", consiste em colher as uvas perfeitamente maduras e com temperatura inferior a 6 graus negativos.  "Nessa condição, a água que se encontra no interior das bagas das uvas  congela  e o gelo é separado do suco rico em açúcar pelo processo de prensagem das uvas, ficando retido dentro da prensa pneumática juntamente com a  casca, com as sementes e com o engaço", explica a página na Internet da vinícola.

Redação
Publicado em 20/07/2009, às 09h33 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias