Vinho do Porto chega a Washington

por Fernando Roveri

O Vinho do Porto vai chegar ao Congresso norte-americano. Na próxima quarta-feira 21, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) vai ser recebido em Washington D.C., para uma campanha de sensibilização dos consumidores e profissionais dos EUA sobre a importância da origem da qualidade dos produtos. Serão realizadas várias degustações.

A recepção do IVDP no Congresso norte-americano surge no seguimento da ampliação de sete para 13 regiões que passam a integrar a "Napa Declaration of Place". Trata-se de uma carta de intenções assinada em 2005, nos Estados Unidos, por três regiões da União Européia - Vinho do Porto, Xerez e Champagne - e por quatro regiões americanas - Napa Valley, Washington, Walla-Walla e Oregon.

O grande objetivo é aumentar a consciência da população norte-americana para a importância na qualidade e tipicidade do vinho. A carta menciona que a zona geográfica e as condições climáticas são características exclusivas da região produtora, e a defesa da localização é fundamental. Os Estados Unidos já são um dos cinco principais mercados do Vinho do Porto. Durante o ano de 2006, as vendas aumentaram 12,6 comparativamente a 2005.

palavras chave

Notícias relacionadas