Somm na taça

Vinho e cinema no fim de semana

Recomendamos dois filmes do mesmo diretor imperdíveis para quem quer entender um pouco da alma dos sommeliers

por Por Maria Bolognese

Final de semana chegando e, com ele, a oportunidade de diminuir o ritmo. Oportunidade também de abrir uma boa garrafa de vinho e mergulhar em algumas horas de legítimo e merecido prazer, que tal?
Produções cinematográficas sobre vinhos são escassas e, muitas vezes, não traduzem a paixão que apreciadores e entusiastas sentem por este universo. Uma grata exceção é Jason Wise, diretor de duas obras mais que indicadas para seu fim de semana, centrando seu olhar em memórias afetivas de homens e mulheres que tem o vinho como protagonistas de suas vidas.  
A primeira é o documentário "Somm" (2012), que relata a trajetória de quatro jovens sommeliers obstinados para conseguir o notório título de Master Sommelier (como se sabe, credencial internacional destinada à padronização de excelência dos profissionais do vinho). 
Entre incontáveis garrafas e degustações, o registro conduz o espectador pelas alegrias, angústias e frustrações do processo de preparação desses profissionais aos exames finais da Corte de Masters Sommeliers, como podem conferir no trailer abaixo.
O segundo filme do diretor é uma sequência do primeiro. "Somm: Into The Bottle" (2015) está dividido em 10 capítulos com um aprofundamento não apenas dos temas relacionados à profissão do sommelier, mas dos bastidores da produção vinícola, para revelar como o vinho é realmente feito; seguindo as uvas do vinhedo até a adega, com relatos de algumas das personalidades mais atraentes do mundo do vinho; com o bônus de uma visita às exclusivas adegas de Domaine de la Romanée Conti com Aubert de Villaine.
Em ambos os filmes - disponíveis no Netflix, Apple TV e Youtube - Wise e seu elenco oferecem boas pinceladas da história e da cultura do vinho, comprometidos com a tentativa de documentar as emoções por trás de cada garrafa de vinho. Agora é só retirar a rolha da sua e apertar o play.

palavras chave

Notícias relacionadas