Vinho - 31.Ago - Rússia

Vinho irá conter alcoolismo na Rússia, diz presidente

por Redação

Os russos deveriam beber mais vinho para combater o abuso do álcool generalizado, disse o presidente da Rússia, Dmitry Medvedev.

Divulgação
Dmitry Medvedev, presidente da Rússia
Em um encontro com o governador do Território Krasnodar - uma região ao sul do país com uma crescente indústria de vinho local - Medveded afirmou que "a produção de vinhos é um dos setores que deveria ser desenvolvido e contribuir com a erradicação do alcoolismo

"Países onde o setor é forte, não há problemas com o abuso de álcool: esses problemas começam a partir de outras bebidas", complementou o presidente.

Dmitri Kovalev, da loja de vinhos Simple Wine, em Moscou, disse ao site Decanter.com que "a ação do governo contra o alcoolismo não diferenciou as bebidas alcoólicas". Ele apontou que dificuldades legais na obtenção de licenças têm contribuído para uma diminuição nas importações de vinho, e disse ainda que os vinhos da Geórgia - outrora o mais consumido na Rússia, junto com vinhos da Moldávia - continuam banidos.

Além disso, o preço mínimo para importação de um vinho deve acima de RUB200 (ou cinco euros), um preço alto para muitos russos. "Ainda há vodca por apenas RUB100, para não dizer das bebidas falsificadas, então eu não sei como o nosso governo irá promover vinhos com essa política fiscal".

O Ministério da Saúde russo estima que o consumo per capita de puro álcool seja de 15 litros por pessoa. Estudos recentes mostram ainda que a cada cinco mortes na Rússia, uma está relacionada ao álcool: estatísticas oficiais mostram que a cada ano o seu abuso mata 500 mil russos.

MAIS: Estudo aponta mudança de tendência do consumidor russo de vinho

Mais notícias sobre vinhos...

+ Primeiro clube de vinho kosher do mundo é criado na Argentina

+ Brasil entra na lista dos dez principais países consumidores de vinho do Porto

+ Argentina adota código a laser para verificar autenticidade do vinho

+ Colheitas atrasam nos EUA e são antecipadas na Europa

+ Linha de vinhos tem rótulos cômicos sobre histórias da tradição alemã

palavras chave

Notícias relacionadas