Revista ADEGA
Busca

25.Ago - Concorrência

Vinho italiano quer sair da sombra do champagne


Vinhedo da região de Franciacorta.
É difícil de combater o champagne, mas os produtores do vinho Franciacorta querem estabelecer seu produto como uma alternativa, usando uma mescla entre alta qualidade e marketing pesado.

Os vinhos Franciacorta são feitos com o mesmo tipo de uva que o champagne, é também é utilizado o mesmo método de fermentação secundária, o que inevitavelmente leva a comparações. Mas ao invés de tentar assumir o posto de bebida oficial de comemoração, os produtores de franciacorta querem distinguir seu produto e criar um elo entre vinho de alta qualidade e refeição.

"Nós consideramos o vinho como uma alternativa, não como um rival do champagne", explicou Maurizio Zanella, representante de 98% dos produtores de espumantes. "A diferença de saída entre o champagne e o vinho faz a competição ser impossível", completou Zanella.

A produção do distrito de Franciacorta gira em torno de 10 milhões de garrafas de vinho, numa área de aproximadamente 2,3 mil hectares, podendo aumentar a um máximo de 25-30 milhões de garrafas, limite imposto devido à falta de terras disponíveis para o plantio. Para a produção de Champagne, são reservados 33 mil hectares, o que gera uma produção anual de 340 milhões de garrafas.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Uvas italianas se tornam populares em Oregon (EUA)

+ O Melhor Vinho do dia: À história portuguesa!

+ Exportações crescem 20% na Argentina

+ Vinhedo (SP) pretende se tornar referência em produção de vinho

+O Melhor Vinho do dia: À centésima vitória brasileira na F1!

Redação
Publicado em 25/08/2009, às 15h00 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias