Vinho - 17.Jan.

Vinho pode ajudar a combater o vírus da gripe comum

por Redação

Pesquisadores descobriram que um ou dois copos de vinho por dia podem ajudar a combater o resfriado comum. Eles descobriram que uma quantidade moderada de vinho provém uma proteção com cerca de 200 tipos de vírus que podem causar o resfriado.

divulgação

A pesquisa publicada no Jornal de Epidemologia analisou mais de quatro mil pessoas em universidades espanholas, que fizerem um diário sobre seus hábitos alimentares, e estilo de vida durante um ano. Segundo os resultados, pessoas que bebem até duas taças de vinho por dia, têm 40% menos chances de pegar um resfriado.

 Os cientistas explicam que o efeito pode ser causado pelos flavonóides presentes em alta quantidade na bebida, principalmente no vinho tinto, que ajudam o corpo a produzir anticorpos naturais. O estudo diz que alguns flavonóides ajudam especificamente contra vírus nasais. "Esta descoberta pode explicar a maior resistência à infecção viral entre os bebedores de vinho", acrescentou um dos pesquisadores.

No entanto, outros especialistas acham que a explicação pode ser que os bebedores de vinho ficam resfriados, mas não notam os sintomas, porque as substâncias presentes no vinho diminuem a resposta do corpo. Um desses ingredientes é o resveratrol, que diminui os processos inflamatórios no corpo. Como resultado, o consumo de vinho pode amortecer a inflamação no nariz e vias respiratórias que ocorre quando o sistema imunitário está combatendo uma infecção por vírus da gripe.

Mais notícias sobre vinhos...

Exportações de vinhos austríacos dobram de valor na última década
Brasil é um dos 10 destinos enoturisticos para 2013 da Wine Enthusiast
Produtor de espumante cria primeira escola de gastronomia da Rússia
Consumo mundial de vinho irá crescer até 2016
África do sul bate recorde de exportação de vinhos em 2012

palavras chave

Notícias relacionadas