Mundovino

Vinho pode ajudar a combater diabetes

Bebida age diminuindo a pressão sanguínea e o colesterol

por Redação

Estudiosos chineses descobriram que consumo moderado de vinho pode auxiliar pacientes com diabetes pois a bebida estava a níveis mais baixos de colesterol

Pesquisas mostram que quantidades moderadas de vinho podem melhorar a saúde dos pacientes com diabetes, mas um novo estudo oferece evidências sobre o porquê disso. A equipe do Departamento Cardiovascular do Hospital Tongde em Zhejiang Provence, China, conduziu uma análise de nove estudos que melhor se encaixam em seus critérios e se aprofundaram nos dados. Os resultados foram publicados na revista Medicine.

Leia mais:

Dez motivos para você beber vinho

Vinho contribui para a saúde mental

Vinho é o grande segredo da saúde na França

Eles descobriram que os pacientes com diabetes podem se beneficiar do consumo moderado de vinho porque a bebida estava associada a menor pressão sanguínea e níveis mais baixos de colesterol. “O consumo moderado de vinho entre pacientes com diabetes mellitus tipo 2 poderia reduzir o nível de pressão arterial diastólica e o colesterol”, escreveram os autores. Verificou-se que os níveis de colesterol e pressão arterial diminuíram significativamente no dia seguinte ao consumo de vinho e ao longo de dois anos.

No entanto, outros fatores de risco para diabetes, como níveis gerais de glicose no sangue, não foram afetados. E, como este estudo foi uma análise retroativa, os pesquisadores não puderam selecionar um grupo de pacientes controlados; portanto, os sujeitos variaram amplamente em idade, níveis de consumo e outros fatores. “Pesquisas adicionais, incluindo intervenções mais longas e mais homogeneidade dos participantes são necessárias para afirmar a eficácia e a segurança da ingestão de vinho e sua associação com o risco de doenças cardiovasculares entre os diabéticos tipo 2”, finalizam.

Veja também:

Beber vinho deixa você mais feliz

Confira outros benefícios do vinho para a saúde

ASSINE JÁ A REVISTA ADEGA. DESCONTOS DE ATÉ 76%

palavras chave

Notícias relacionadas