Vinho - 14.Out - Alta

Vinho português pode alcançar melhor marca de exportação desde 2000

por Redação

Portugal está passando por uma onda de crescimento nas exportações de vinhos. No primeiro semestre do ano, o total de produtos exportados já bateu a marca do ano de 2008, tanto em valor quanto em volume.

Caso esse ritmo se mantenha, os portugueses poderão presenciar o melhor desempenho das vendas internacionais de vinhos da última década. Nos seis meses passados, o mercado conseguiu vender 70% do total alcançado em 2008 e esse já é o melhor semestre desde 2000. Cruzando os dados de 2009 com os de 2008, atualmente as exportações se mostram 45% maiores.

Afonso Correia, presidente do Instituto do Vinho e da Vinha (IVV) contou que "ao que tudo indica, poderemos ter o melhor ano de exportações em valor. Estamos conseguindo vender nossos produtos a um preço melhor. Chegou a hora dos vinhos portugueses".

Mesmo com o bom cenário, o maior importador dos vinhos portugueses continua sendo Angola, que aumentou a compra do produto em 84% em relação a 2008. Outro mercado em ascensão é o alemão, que cresceu 40% nas importações.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Alemanha é o 3º maior comprador de vinhos brasileiros

+ Instituições do Douro firmam parceria com Universidade dos EUA

+ O Melhor Vinho do dia: A mais uma vitória da nossa seleção!

+ Norte americanos se mostram fortes no mercado de vinhos

+ Novo programa de computador combina vinhos com alimentos



palavras chave

Notícias relacionadas