Vinho - 14.Mar - Mercado

Vinho supera ouro e petróleo e é apontado como o melhor investimento de 2010


Para os que acreditam que os vinhos possuem valores elevados, fora do comum, as novas notícias que surgem no mercado serão ainda mais surpreendentes.

Segundo o estudo The Fine Wine Exchange, realizado pelo site Liv-Ex - dedicado a destacar notícias ligadas à economia do mundo dos vinhos, o vinho fino de Bordeaux foi o investimento de maior lucro em 2010, superando até mesmo o petróleo e o ouro.

O estudo mostra que cinco das principais marcas de Bordeaux haviam subido 57% de valor em 2010, rompendo a barreira de 400 pontos (índice estabelicido pelo site para analisar o valor de mercado dos produtos) em dezembro.

Quando comparado ao ouro e o petróleo, o número é ainda mais expressivo. Enquanto o ouro obteve 35% de aumento no ano passado, o petróleo chegou a crescer 20%.

O forte crescimento dos vinhos deve-se à grande demanda dos países Asiáticos, com destaque para Hong Kong, na China.

Os vinhos do Château Lafite-Rothschild, uma das principais e mais reconhecidas produtoras de vinhos do mundo, localizada em Bordeaux, continuam a liderar o mercado, com algumas safras dobrando de valor em relação a 2009. Além disso, nas regiões francesas de Borgonha e Sauternes, a demanda não para de crescer.

Da redação

Publicado em 14 de Março de 2011 às 12:27


Notícias