Escola do vinho

Vinho tem glúten?

Quem tem intolerância a glúten deve evitar bebidas como a cerveja. Mas será que o vinho é permitido?

por Redação

O vinho é composto por uvas e, durante o processo, ele não é exposto ao glúten

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

Não é apenas uma questão de dieta. Quem sofre algum tipo de intolerância ou alergia ao glúten ou tem doença celíaca – distúrbio autoimune que leva a danos no intestino delgado – precisa ficar atento ao que está ingerindo, seja comida, seja bebida. Mas será que o vinho pode conter glúten?

Glúten é uma proteína encontrada em diversos cereais, incluindo trigo, cevada e tantos outros. Ou seja, pães e cervejas provavelmente conterão glúten e tendem a estar fora do cardápio de quem tem intolerância. Mas e o vinho, pode ser bebido sem problema?

Se você precisa evitar o glúten, pode tomar vinho sem se preocupar. O vinho é composto por uvas e, durante o processo, ele não é exposto ao glúten – a não ser em raríssimas exceções e, mesmo assim, em quantidades insignificantes (menos de 20 partes por milhão), geralmente incapazes de desencadear distúrbios em quem possui alergia.

Em que situações o vinho pode ter contato com glúten? Um dos casos seria se o vinho fosse envelhecido em barricas seladas com pasta de trigo. No entanto, essa pasta é pouco usada e a maioria das selagens é feita com pastas de cera. E, mesmo quando a pasta de trigo é usada, a exposição dela ao vinho é insignificante.

Outro caso seria se fossem usados agentes de refinamento que contenham glúten. Mas essa é outra prática raríssima. E, mesmo quando usado, já se verificou, em pesquisa científica, que esses agentes continham níveis de glúten também insignificantes.

Mas, enfim, caso você precise evitar o glúten, seja por doença, seja por indicação nutricional, não é preciso evitar o vinho.

» Quantas calorias tem uma taça de vinho?

» Outros benefícios do vinho para a saúde

» Frequência de consumo de vinho interfere na saúde

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas