Vinho - 10.Jan

Vinho tinto aumenta nível de testostenora em atletas

por Redação

Segundo uma pesquisa da Universidade de Kingston, em Londres, vinhos tintos podem ajudar atletas e jogadores a melhorar seu desempenho, pois aumentam a quantidade de testosterona no organismo. A pesquisa também descobriu que a bebida pode ajuda-los a burlar testes anti-dopping.

dvulgação

A equipe do professor da escola de Ciencia da Universidade, Declan Naughton, descobriu que o vinho reduz o nível de testosterona liberada pelo corpo, o que aumento a quantidade de testosterona no corpo e distorce os resultados dos testes feitos com amostras de urina. A testosterona é uma hormônio natural presente em homens e mulheres. Ele pode aumentar a massa muscular, a resistência e acelerar a recuperação. E pode ser usado por alguns atletas em forma de remédios e complementos, para aumentar sua capacidade fisíca.

"Pesquisas anteriores mostraram o efeito que  anti-inflamatórios podem ter sobre as enzimas", explicou o professor Naughton. "Uma vez que muitos destes suplementos são derivados de plantas, decidimos pesquisar o efeito que determinados alimentos e bebidas podem ter sobre enzimas envolvidas na excreção de testosterona. Escolhemos o chá verde e vinho tinto, porque ambas têm uma enorme variedade de moléculas naturais e nós queriamos ver se eles afetariam a quantidade de testosterona excretada na urina", explicou do professor. 

Ele explicou também que o efeito pode variar de um individuo para o outro, por causa de fatores como peso, dieta e o tipo de exercicio praticado por cada um. Os resultados também mostraram que o efeito é o mesmo para os extratos de vinho que são colocados em alguns suplementos vitamínicos.

Mais notícias sobre vinhos...

Pode faltar vinho de Borgonha da safra de 2012
Três pessoas são condenadas à prisão por vender champagne falsificado
Segundo estudo, 2013 pode ser o melhor ano para investir em vinhos desde 2009
Empresa cria site com fluxogramas para ajudar amantes de vinhos
Bulgheroni compra Dievole e Poggio Landi, importantes vinícolas itálianas

palavras chave

Notícias relacionadas