Vinho - 16.Mai - Ciência

Vinho tinto contém composto que pode revolucionar o uso de energia

por Redação

Divulgação
Yoshihiko Takano e Keita Deguchi, do Instituto Nacional para Ciência Material, no Japão
Segundo o jornal The Vancouver Sun, cientistas japoneses fizeram uma descoberta que possivelmente ajudará a revolucionar a transmissão eficiente de energia: o vinho tinto contém um composto de metal supercondutivo.

O momento "eureka" veio quando pesquisadores do Instituto Nacional para Ciência Material notaram que um composto de ferro se tornava supercondutivo depois de ser mergulhado em bebidas alcoólicas como cerveja, vinho e saquê.

O vinho tinto foi o mais fácil de produzir o efeito físico desejado, apesar de ninguém saber claramente como funcionou.

Quando o composto é mergulhado no vinho, ele se torna sete vezes mais condutor que etanol ou água. O tinto é quatro vezes mais condutor que o vinho branco e três vezes mais que cerveja, saquê e uísque.

"Quanto melhor o sabor, mais efetivo é", disse o pesquisador-líder do instituto, Yoshiko Takano, mesmo afirmando que o gosto é subjetivo. "Talvez haja uma conexão entre a substância que nós humanos sentimos como gosto e a substância que induz uma supercondutividade. É como um detetive atrás de um criminoso em uma história de suspense - o sujeito está na taça, mas nós ainda não sabemos se ele está agindo sozinho ou conspirando com outros".

O grupo espera que a descoberta ajude na busca de um dia desvendar o potencial da supercondutividade para construir uma poderosa infra-estrutura que reduz o uso de energia e combustíveis fósseis.

ESPECIAL: Vinho em prol do verde - A preocupação mundial com uma vida mais saudável e um planeta sustentável chega até o mundo do vinho

Mais notícias sobre vinhos...

+ Aplicativo para iPhone aos desentendidos de vinho é lançado nos EUA

+ No Canadá, lei referente ao transporte de vinhos será desafiada em ato

+ Vinícola brasileira é pioneira na implantação de sistema de rastreabilidade no país

+ 11ª edição da Spain Gourmet Fair, em Tóquio, abre inscrições

+ Vinícola inglesa utilizará sistema sustentável de irrigação

palavras chave

Notícias relacionadas