Vinho - 23.Abr - Saúde

Vinho tinto diminui prejuízos de derrame cerebral

por Redação

Beber uma taça de vinho durante o jantar pode ajudar o cérebro a adquirir resistência a derrames. Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, afirmaram que conseguiram descobrir como o tinto e o resveratrol conseguem proteger o cérebro após um AVC.

Inúmeros estudos já investigaram o impacto do resveratrol, potente antioxidante encontrado em uvas e casca de uvas, em células nervosas após danos cerebrais. Agora, Sylvain Dore e sua equipe conseguiram identificar a maneira como o componente protege o cérebro: através do aumento dos níveis de heme oxigenase, enzima que já é conhecida por seu efeito neuroprotetor. Quando os níveis da heme oxigenase estão elevados, o cérebro está pronto para se preparar para um AVC.

MAIS: Siga a Revista ADEGA, agora no Twitter!

Dore chegou a essa conclusão a partir de estudos feitos com camundongos. Um dos grupos recebeu quantidades pequenas de resveratrol duas horas antes de os cientistas induzirem um derrame através da obstrução dos vasos que levam sangue ao cérebro, enquanto o outro grupo não. A partir disso, conseguiram concluir que os animais tratados com o antioxidante tiveram significativamente menos danos que os do grupo de controle.

Os pesquisadores explicaram que esta descoberta "evidencia que o resveratrol pode criar resistência cerebral para AVCs". Apesar disso, é importante ressaltar que como o vinho é uma bebida alcoólica, não é recomendável que seja ingerido em grandes quantidades.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Canadenses estão trocando a cerveja pelo vinho
+ Com mais antioxidantes naturais, vinho promete ajudar na prevenção de doenças

+ Abismo entre vinhos de Bordeaux aumentou nos últimos anos

+ Aeroporto Charles de Gaulle bate recorde em venda de vinho
+ Série "Gran Reserva" estréia com alta audiência, mas gera polêmica

palavras chave

Notícias relacionadas