Revista ADEGA
Busca

03.mar - Vinho tinto diminui risco de câncer de es

Vinho tinto diminui risco de câncer de esôfago


Uma pesquisa feita na Califórnia descobriu uma curiosa relação entre o consumo de álcool e o adenocarcinoma de esôfago. Segundo ela, aqueles que bebem de uma a duas doses diárias de vinho tinto apresentam uma redução de 56% do risco da ocorrência de uma lesão pré-cancerígena chamada esôfago de Barret, que acontece quando a parede da região entre o estômago e o esôfago sofre alterações celulares por contato constante com o suco gástrico.

Para a obtenção desses resultados, mais de mil adultos foram acompanhados durante dois anos, período durante o qual foram comparados o consumo de álcool, o tipo de bebida e fatores corporais e o aparecimento das lesões esofageanas. O consumo apenas do álcool não representou riscos para alterações do esôfago. Já o consumo de vinho representou uma diminuição desses riscos.

Ainda não se sabe os motivos que levaram a esse efeito benéfico. Por isso, os pesquisadores estão focados agora nas propriedades antioxidantes do vinho tinto. Acredita-se que eles possam contrabalançar os efeitos danosos do ácido sobre a parede do esôfago.

Fonte: G1

Redação
Publicado em 03/03/2009, às 11h07 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h45


Mais Notícias